CONCURSO DE REDAÇÃO: “MINHA ORIGEM ITALIANA”

Participe do nosso concurso cultural.
Escreva uma redação contando a história da sua origem italiana, dos seus antepassados que vieram da Itália para o Brasil.

E CONCORRA A 1 ANO DE CURSO DE ITALIANO NO CÍRCULO DE FARROUPILHA

 REGULAMENTO

1 - DO OBJETIVO:

Desenvolver a pesquisa e a criatividade de alunos das escolas participantes, valorizando a produção de texto, através da pesquisa da chegada no Brasil de seus familiares e antepassados italianos.

2 – DO TEMA:
 
A redação deve abordar o tema: “Minha Origem Italiana”

3 – DA PARTICIPAÇÃO:
 
3.1 - A redação (texto dissertativo, narrativo, descritivo ou poético) deverá ser original, inédita, criativa, coerente, pertinente ao tema, com ideias e vocabulários compatíveis com a sua categoria.

3.2 - O Concurso será para alunos acima de 14 anos, matriculados nas escolas do município de Farroupilha.

3.3 - Os professores deverão incentivar a participação dos alunos.

PARÁGRAFO ÚNICO: Não serão aceitas redações digitadas/datilografadas. As redações devem ser manuscritas.

3.4 - Serão desconsideradas as redações que NÃO obedecerem aos critérios deste
Regulamento, bem como as que fugirem ao tema da redação ou possuírem dados pessoais
incorretos e/ou incompletos.

4 – DA PARTICIPAÇÃO E DOS PRAZOS:

4.1 - A participação é gratuita.

4.2 - O prazo para entrega das redações é até o dia 15 de agosto de 2023.

4.3 – As redações deverão ser entregues nas secretarias das escolas, até o dia 05 de agosto de 2023, e a mesma fica responsável por entregá-las na sede do Círculo Ítalo-Brasileiro de Farroupilha até o dia 15 de agosto. Junto de todas as redações entregues, a escola irá selecionar 2 redações que irão participar da avaliação final.

4.4 - Todas as redações devem vir em papel pautado, identificados em seu verso, em letra
legível, com nome do participante, idade, descendência, telefone e nome da escola.

4.5 - Os trabalhos deverão ser individuais.

PARÁGRAFO ÚNICO: As redações serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por profissionais habilitados, cujas decisões serão irrecorríveis.

5 – DO RESULTADO:
 
5.1 - O resultado será divulgado através do contato telefônico e com as escolas. E após, será convidado para o evento onde apresentará a história que escreveu.

6 – DA PREMIAÇÃO:

6.1 - As premiações serão divididas em duas categorias: “Escola Pública” e “Escolas Particulares”, e em cada categoria será premiada a melhor redação com 1 ano de curso de italiano no Círculo Ítalo-Brasileiro de Farroupilha.

7 - USOS DO MATERIAL:
 
7.1 - O material enviado para o concurso passará a fazer parte do acervo do Círculo Ítalo-Brasileiro de Farroupilha e poderá ser utilizado estritamente para fins culturais.

8 - DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS:
 
8.1 - O ato de inscrição neste concurso implica no total conhecimento e aceitação de todos os itens deste regulamento, bem como na cessão de uso e dos direitos autorais dos trabalhos ao Círculo Ítalo-Brasileiro de Farroupilha, sem qualquer tipo de ônus, tendo em vista os objetivos do concurso.

8.2 – As redações enviadas não serão devolvidas.

8.3 – As redações vencedoras serão de guarda permanente.

8.4 - A comissão julgadora é soberana, compete a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso.

8.5 - Este concurso é exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, promovido pelos organizadores, de acordo com a Lei nº 5768/71 e decreto nº 70.951/72, artigo 30.

8.6 - Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada.

8.7 - O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento poderá causar, a critério da Organização, a desqualificação da redação inscrita, e, consequentemente, do respectivo participante.

Circulo Cultural Ítalo-Brasileiro de Farroupilha
Rua Coronel Pena de Moraes, 513 Sl. 909, Farroupilha, RS, Brazil.
(54) 3261-2056 - circuloitaliano.farroupilha@gmail.com